02/11/2005

O SURGIMENTO DA RELIGIÃO

Esta será a minha última publicação referente a um tema tão apaixonante e controverso - a Religião .
A religião surgiu numa determinada etapa do desenvolvimento socio-económico da humanidade, isto é indubitável , é cientificamente correcto.
Sobre esta prespectiva, entende-se por desenvolvimento socio-económico a forma como a humanidade está organizada sob o ponto de vista social, politico e económico. A estas formas de organização deu-se o nome de "Formações Socio-Económicas.
Até aos dias de hoje a humanidade já conheceu quatro tipos de Formações Socio-Económicas :
- Sociedade Primitiva ;
- Sociedade Esclavagista;
- Sociedade Feudalista;
- Sociedade Capitalista.
Como é do censo comum, o Homem, ao longo da sua existência, nem sempre foi religioso, muito antes de o ser, ele foi "mitológico", pese embora, muitos historiadores, classificarem a mitologia como fazendo parte da religião, isso não é pacifico, porque muitos outros cientistas afirmam que tal opinião não corresponde totalmente à verdade.A humanidade conheceu até aos dias de hoje três formas, ou correntes de pensamento: a Mitologia , a Teologia e por último a Filosofia .
O surgimento da religião está directamente relacionado com o processo da sedentarização da humanidade.
Hoje, pode afirmar-se sem quaisquer sombras de dúvidas que a religião teve a sua origem nas tribos pastores.Como se sabe, o processo da sedentarização não foi homogéneo ( ainda hoje há tribos nómadas), o Homem não tinha um passado histórico, isto é, desconhecia por completo tudo o que o antecedeu, também não possuía uma noção cientifica sobre o amanhã...vivia apenas do momento para o momento, a experiência e o conhecimento adequerido, não eram transmitidos, porque a esperança média de vida situava-se entre os 23 a 28 anos.
Daí afirmar-se, que a causa determinante para o surgimento da religião foi a causa gnosiológica e o objectivo primeiro, foi o domínio por parte das tribos pastoras de todas as outras tribos sedentárias (pescadores, agricultores) bem como, de algumas tribos nómadas, que foram transformadas em tribos guerreiras, para assim, defenderem os interesses patrimoniais , exercer o domínio e subjugarem todas as outras tribos mais fracas e mais carenciadas , à vontade das tribos mais fortes e poderosas - Os Pastores.
Como tal, a religião surgiu para exercer o domínio e para subjugar os mais fracos ( a maioria ) ao poder dos mais fortes ( a minoria ) e não é de estranhar que a quase totalidade das religiões tenha como simbologia o “Pastor”.
Pelas razões acima expostas, pode-se afirmar, que a causa do surgimento da religião está inequivocamente ligada, desde o seu inicio à exploração do Homem pelo Homem .







Manuel Bancaleiro