25/11/2006

MANIPULAÇÃO POLITICA E SOCIAL DOS CIDADÃOS

«Para manipular eficazmente as pessoas é necessário fazer-lhes crer que ninguém as manipula»
Galbraith


Na manipulação politica e social da opinião pública, nada é feito por mero acaso. Tudo é analisado e estudado ao pormenor através de métodos, de estratégias, e de técnicas científicas da manipulação.
A Geopolítica, é uma cadeira que é ministrada em Ciências Humanas. Esta disciplina consiste no estudo e na analise simultânea da Teoria Politica e da Geografia...é como que, uma mistura dessas duas ciências… ela foi desenvolvida no inicio de séc. XX pelo cientista e político Rudolf Kjellén.
O objectivo inicial desta ciência prendia-se mais com a pesquisa, com o estudo da História Mundial e evolução dos Povos, mas devido aos acontecimentos que levaram à 2ª Grande Guerra, mais precisamente, ao seu desfecho, que teve como consequência imediata, as profundas e antagónicas transformações, tanto do ponto de vista social, como do ponto de vista económico, como ainda do ponto de vista político ao nível da Ordem Mundial… levaram a que esta ciência rapidamente se transforma-se na ciência do estudo da estratégia da manipulação, da acção e da coacção.
A Geopolítica passou a estudar e analisar o Estado, sobre duas vertentes - Estado enquanto organismo geográfico e o Estado sob a forma como aí é exercido o poder politico e económico…
Isto é apenas uma pequena introdução, para sabermos do que estamos a falar e de como as coisas se processam…
* * * * *
Capítulo I
Durante o período do Estado Novo em Portugal, foi exercida de uma forma brutal até quase ao limite, a coacção e a manipulação politica da opinião pública e da sociedade, sob o ponto de vista mais amplo da geopolítica, digo mais amplo, porque vivíamos no regime politico mais retrógrado de toda a Europa e éramos o último dos últimos países colonizadores … houve até quem escrevesse na altura, que este povo que dera novos mundos ao mundo, tinha perdido a alma… infelizmente era bem verdade, brutalizaram-no, privaram-no do conhecimento, escravizaram-no sob o ponto de vista intelectual, esvaziaram-lhe a mente para mais fácil o poderem manipular.

Isso foi no passado!!!... E hoje, como é??

* * * * *

Capítulo II

Trinta e tal anos depois deste Povo ter posto fim a um regime ditatorial, ter libertado outros povos do jugo colonialista, ter conseguido conquistar a sua própria liberdade e auto-determinação, será que as estratégias e as técnicas para a manipulação da opinião pública e da sociedade, deixaram de existir??
Recordemos um pouco sobre o que foi o comportamento dos Partidos Políticos, logo a seguir à revolução de 1974… quase todos, nomeadamente os do bloco central, utilizavam o mesmo tipo de linguagem, de apelo sistemático às massas, para que o Poder não fosse exercido na rua… agitando velhos fantasmas do Leste Europeu, onde se davam injecções atrás da orelha aos velhinhos e se comiam crianças ao pequeno-almoço (parece surrealista, mas isto foi pregado aos sete ventos por alguns partidos políticos e pela igreja católica) …o que aconteceu de facto, foi que aos partidos políticos representantes das classes dominantes, faltou-lhes momentaneamente a capacidade de manipular a opinião pública…daí o motivo de todos esses receios e fantasmas…
Quanto ao Leste Europeu o que se veio a verificar posteriormente com a chegada da imigração daquela região do globo, foi não a vinda de fantasmas ou de pessoas atrofiadas, mas sim a chegada de pessoas intelectualmente bastante evoluídas e de mão-de-obra altamente qualificada. Tire as suas conclusões!!...

Façamos ainda mais um pequeno exercício de memória sobre o comportamento de certos partidos políticos e de alguns dos seus dirigentes, que bem conhecidos são na nossa praça. Esses partidos e esses políticos têm enormes responsabilidades e são os principais culpados da situação de profunda miséria em que voltaram a pôr de novo o povo português.
Veja-se o comportamento do Partido Socialista nas últimas três décadas. É um partido que se auto-intitula como o único Partido da esquerda moderna democrática, paladino do pluralismo neo-liberal… o que o torna em tudo idêntico a um qualquer partido de direita ( digo eu ) .

Basta ver quem é o Sr. Dr. Mário Soares…um neo-liberal burguês que tudo quis, menos o pluralismo…vejam-se os seus discursos, desde o 25 de Abril e o seu comportamento em relação às classes mais desfavorecidas.
Será que Mário Soares queria uma sociedade sem classes como por diversas vezes o afirmou??
Quem eram de facto os seus adversários políticos?? A Esquerda ou a Direita?? Leia-se o seu discurso na Alameda D. Afonso Henriques em 19 de Julho de 1975 (
http://www.arqnet.pt/portal/discursos/julho02.html ) e obteremos as respostas a estas perguntas.
Se Mário Soares é um homem de esquerda, então porque se apoiou nos homens da CIA e nos EUA, em vez de procurar apoios nos países da Europa democrática??
Se era o pluralismo politico que queria, porque possibilitou e deu cobertura à implantação da bipolarização em Portugal, impossibilitando dessa forma a possibilidade de alternativas politicas ao poder democrático em vez das actuais catastróficas alternâncias politicas?!!...

Com este tipo de pluralismo levado à prática pelos Governos do PPD/PSD e do PS o que aconteceu aos meios de comunicação social?!!



CONSTITUIÇÃO

DA REPÚBLICA PORTUGUESA
PARTE I

Direitos e deveres fundamentais
TÍTULO I

Princípios gerais
Artigo 39.º

(Regulação da comunicação social)

1. …
a) O direito à informação e a liberdade de imprensa;

b) A não concentração da titularidade dos meios de comunicação social;

c) A independência perante o poder político e o poder económico;

d) O respeito pelos direitos, liberdades e garantias pessoais;

e) O respeito pelas normas reguladoras das actividades de comunicação social;…

Os grandes grupos empresariais apoderaram-se e controlam hoje a quase totalidade dos meios de comunicação social ( toda a imprensa escrita - diários, semanários, revistas - rádio , televisão, agências noticiosas, editoras de livros, serviços de transmissão, etc. etc,…) de norte a sul do país.
«A manipulação e a utilização sectária da informação deformam a opinião pública e anulam o controle das capacidade do cidadão para decidir livre e responsavelmente. Se a informação e a propaganda são armas de enorme eficácia nas mãos dos regimes totalitários, também não deixam de o ser nos sistemas democráticos; quem domina a informação, domina de certa forma a cultura, a ideologia e a politica, controla em grande medida a sociedade.»
A Constituição da Republica estará neste campo a ser cumprida?

O que está a acontecer com os diversos regimes de segurança social é bem elucidativo da manipulação política e social da opinião pública.
Quando nos vem afirmar, de forma profundamente demagógica , que este sistema de protecção social está obsoleto, desenquadrado da realidade social e completamente falido, estão propositadamente a mentir e a manipular-nos.
O futuro do sistema de protecção social só encontrará resposta neste conceito de Estado Social, não há outro, e está longe de ser obsoleto ou desenquadrado da realidade social. Podem existir provisões para que daqui a curto ou médio prazo possa vir a ter falta de liquidez, mas sob esse prisma não podem ser imputadas responsabilidades ao Estado Social. O Problema foi e é exclusivamente político.
Com que necessidade os governantes portugueses pós 25 de Abril ( e eles têm nome ) entregaram de mão beijada sectores fundamentais da economia portuguesa ao mundo capitalista? Tais como as cimenteiras, as petrolíferas e as energias eléctricas. Porquê? Quantos milhões de euros tiveram essas empresas de lucro em 2005? Se elas fossem do Estado uma parte desse lucro poderia ser canalizado para o estado social … e aí cumprir-se-ia a função a que o Estado Direito está democraticamente obrigado.

* * * * *
Capítulo III


A MANIPULAÇÃO POLITICA E SOCIAL DA OPINIÃO PÚBLICA É EXERCIDA DE DIVERSAS FORMAS E ESTÁ ASSENTE NOS SEGUINTES VECTORES

1º.- Estratégia da diversão


A estratégia da diversão através de programas de televisão, tipo reality shows, futebol, touradas, etc., etc,… e toda uma panóplia contínua de distracções e de informações insignificantes, cujo objectivo é desviar a atenção da opinião pública para os graves problemas sociais e económicos bem como das politicas anti-populares decididas pelos governantes.
É um vector primordial para a manipulação da opinião pública.


2º- Fomenta-se problemas, para depois oferecer soluções

Também denominado "problema-reacção-solução".
Primeiro cria-se uma "situação" com o objectivo a suscitar uma certa reacção da opinião pública, forçando-a a que seja ela própria a exigir a alteração dessas medidas.

Exemplo:

  • Possibilita-se o desenvolvimento de cenários de violência urbana, por forma a que seja a própria população e exigir medidas mais duras para o combate à violência em detrimento da sua própria liberdade;
  • Cria-se uma crise económica, nem que seja virtual, por forma a aumentar a taxa de desemprego e de ansiedade nos trabalhadores, por forma a que sejam eles próprios a aceitar como mal menor a redução dos seus direito laborais e sociais…etc., etc.,…


3º.- A estratégia da atenuação

Para fazer aceitar uma medida inaceitável, basta aplicá-la progressivamente, de forma gradual, ao longo de 10 anos.

Exemplo:

  • Foi deste modo, que este governo de maioria socialista impôs a certos sectores da administração pública a alteração do seu vinculo contratual que mantinham à longos anos com o Estado .
  • Desemprego maciço, precariedade, flexibilidade, deslocalizações, salários que já não asseguram um rendimento decente, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se houvessem sido aplicados brutalmente.


4º.- A estratégia do diferimento


A estratégia do diferimento é a forma de fazer aceitar por parte da opinião pública, uma decisão impopular , bastando para tal apresentá-la como dolorosa mas necessária.Exemplo: A alteração ao cálculo para o tempo da pensão de reforma e o valor dessas mesmas pensões, foi apresentado como um facto imprescindível e inadiável por forma a salvar a segurança social…. para quem muito pouco possui , mais vale um pouco menos do que nada… o que levou a que as pessoas irão ter pensões de miséria, aceitassem de forma resignada essas alterações…

É URGENTE MUDAR ! ! !

ALTERNATIVAS EXISTEM ! ! !


SOMOS UM POVO SÁBIO QUE PERCEBE QUE CHEGOU A HORA DE QUEBRAR COM O CONFORMISMO E COM AS ROTINAS POLITICAS... ! ! !


NOMEADAMENTE A ROTINA CONSERVADORA DO VOTO ! ! !





Manuel Bancaleiro