27/10/2005

COMO SURGIU O HOMEM

Para melhor podermos compreender o surgimento de um determinado fenómeno, é importante conhecer as causas primeiras que lhes deram origem. E isto aplica-se a tudo na vida.

Como não podia deixar de ser , também o surgimento da religião teve o seu inicio , com as causas, motivos e objectivos primeiros. Daí ser de primordial importância saber como é que a humanidade surgiu e evoluiu ao longo dos tempos.

CAPITULO I

Explicação cientifica sobre a origem do HOMEM

Australopithecus


O Australopithecus cujo o nome significa " macaco do sul ", apareceu há cerca de 5 a 7 milhões de anos atrás durante a era do Plioceno.
Media cerca de 105 a 115 centímetros de altura e tinha um cérebro mais ou menos do tamanho do de um chimpanzé. Os Australopitecos já andavam na posição vertical e já usavam ferramentas rudimentares, como paus e pedras , na sua forma original, isto é, sem que esses utensilios tenham sido modificados para uma determinada utilizaçao.Muito provavelmente, nessa Era, ainda não utilizavam a fala como meio de comunicação.
Durante os 2,5 milhões de anos seguintes, eles dominaram o planeta, evoluíram, criaram novos hábitos de alimentação, começaram a incluir a carne na sua alimentação, o que deu origem a altarações profundas do fóro fisiológico, nomeadamente através de uma diminuição no tamanho do estômago, ( pois a carne é mais fácil de ser digerida do que vegetais) tendo resultado também num aumento substâncial de massa encefálica. Toda essa evolução é responsável pelo surgimento numa nova espécie : O Homo Habilis. Isto é, o Homo Habilis, teve a sua origem num longo processo metamorfósico.

HOMO HABILIS

O Homo Habilis cujo o nome significa " homem habilidoso ", surgiu há aproximadamente 2 milhões de anos, já trabalhava as suas próprias ferramentas começando talvez por uma simples pedra ou um pau. O seu cérebro era um pouco maior do que o do australopiteco , sensivelmente, um pouco menos de metade do cérebro do Homem actual, contudo já possuía uma grande habilidade e mobilidade nas mãos.

O Homo Habilis levava uma vida nómada nas savanas, alimentava-se de carne, obtida através da caça, de frutos e outros vegetais. Alguns cientistas consideram-no apenas um Australopiteco evoluído, mas ainda dentro da mesma espécie, vindo a dar posteriormente origem ao Homo Erectus .


Homo Erectus

O Homo Erectus cujo o nome significa " homem direito ", surgiu há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás.
Com uma altura já muito próxima da do homem contemporâneo, o seu cérebro tinha o tamanho um pouco superior à metade do nosso.

Quanto ao Homo Erectus , poder-se-á dizer que já possuia inteligência, tendo nessa Era passado a dominar o uso de uma das mais importantes e poderosas ferramentas que o homem conheceu até aos dias de hoje : O FOGO
A partir dessa Era, passou a manter uma estrutura social complexa e a viver agrupado em comunidade.
O uso do fogo distinguiu o Homo Erectus de todas as espécies que lhe haviam dado origem anteriormente.
Esta espécie tão bem sucedida no seu desenvolvimento , rapidamente deu origem ao Homo Sapiens .

Homo Sapiens

O Homo Sapiens ( poder-se-á dizer que é a origem da nossa espécie ) surgiu há aproximadamente 250 mil anos atrás, como resultado da adaptações de Homo Erectus ao meio em que eles viviam.

Desde então o Homo Sapiens tem estado em constante evolução, aumentando o número de exemplares cada vez mais, extinguindo todas as outras espécies que se lhes opõem. Tornou-se o " animal " dominante do planeta.

A " Invasão Humana " tem inicio há 120 mil anos atrás, com uma grande erupção de um vulcão que afectou todo o planeta, estima-se que somente cerca 10 a 15 mil Homo Sapiens tivessem sobrevivido.


É o inicio a uma nova eraA Era Glacial.


Á cerca de 70 a 80 mil anos atrás, Homo Sapiens chega à Europa e passa a ser conhecido como Homem de Cro-Magnon, entra em contacto com o Homem de Neandertal, gerando um conflito permanente o qual é quase sempre o Homo Sapiens que vence, o que leva a que a população de Homens Neandertais diminui-se drasticamente e levasse por completo à sua extinção há cerca de 35 mil anos atrás.
Há 30 mil anos dá-se o inicio da nova Era Glacial e é a partir daí que o homem entra num longo e doloroso processo de sedentarização começando a praticar a pastorícia e a agricultura .

CAPITULO II

Explicação da religião sobre o surgimento do Homem


A religião através do seu livro de conduta ( Bíblia ) tem a seguinte versão sobre o aparecimento da raça Humana, que é a seguinte:


Segundo o que está escrito no livro do Génesis, que é o primeiro livro da Bíblia, que faz parte do Pentateuco, isto é , um dos cinco primeiros livros bíblicos, cuja autoria, segundo a religião, é atribuída a Moisés - Adão foi o primeiro ser humano ao cimo da terra.

Uma nova e superior espécie criada directamente por Deus.


A narrativa bíblica, diz que Deus "fez o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o folego de vida e ...na continuação da saga, afirma que Adão não tinha uma alma, mas que se tornou numa alma vivente.
E continuando a teoria bíblica sobre o surgimento da humanidade, tal como Adão, Eva também foi criada directamente por Deus.

Diz o texto que Deus tirou uma costela a Adão enquanto este se encontrava num sono profundo e eis que surgiu a mulher.
E assim na primeira sexta-feira, do sexto dia da Criação, quando o mundo era inocente e puro, Adão e Eva estavam vivendo no Jardim do Éden, recentemente criado pelas mãos de Deus.
Deus, havia-lhes ordenado: "Não comam da árvore do conhecimento, pois no dia em que o fizerem, tornar-se-ão mortais.
" Tiveram então duas opções: abster-se de comer o fruto da árvore e viver para sempre no Paraíso;
Ou comê-lo e serem banidos para o mundo da mortalidade.

Em apenas três horas da sua criação, comeram o fruto da dita "árvore”.
Deus permitiu que Adão e Eva permanecessem enquanto durasse o Shabat, mas quando este terminou, foram expulsos do Éden para sempre.

Esta é uma história intrigante e desperta várias questões, senão vejamos:
Deus criou dois seres humanos perfeitos e à sua imagem, sem nenhuma malícia ou "defeito" .
Ele, o Todo Poderoso, ordenou-lhes explicitamente para não comerem o fruto de uma determinada árvore. Mas mesmo assim, estas duas almas inocentes, que jamais haviam sido expostas a influências corruptoras, desobedeceram-no em poucas horas.
Poder-se-á então dizer, que é muito provável que alguma não correu lá muito bem com sua criação. Ou então, o inimaginável - havia algo de errado com o criador.
Sendo vontade do Criador que Adão e Eva vivessem para sempre no Paraíso, num estado Divino de pureza, inocência e imortalidade. Deus enganou-se redondamente em apenas três horas…
E em resposta a essa desautorização, Deus que não é vingativo disse:
"Por que o fizestes, morrerão, comerão o pão pelo suor dos vossos rostos, e tu Eva ,em dor darás à luz."…

O papel atribuído à mulher na Bíblia é que ela é um mero complemento do Homem, e a expressão "tem de tornar-se uma só carne", denota o tipo de vínculo que deveria existir entre ambos.
Adão e Eva geraram Caim, Abel e Set, e mais umas dezenas outros filhos e filhas.

Segundo a bíblia, pese embora o facto de Adão e Eva terem cometido o pecado de ter comido o fruto proibido, eles terão vivido 930 anos. Contudo Deus que não é vingativo por eles não terem acatado a sua ordem,condenou toda a humanidade , privando-a da perfeição e da perspectiva de vida infindável.
Incrível, não é?

Em qual das versões você acredita?

Manuel Bancaleiro

9 comentários:

Anónimo disse...

gostei muito de seu texto sua teoria meus parabéns
JESUS TE AMA

Anónimo disse...

sem dúvida alguma eu acredito na versão da criação divina, o fato da criação optar por comer o fruto "por influência" nos mostra q Deus quando criou o homem não criou um robo, para fazer o q ele mandace apenas por obrigação, mas criou seres humanos dotados de algo q muitas pessoas não sabem usar q é o livre arbitrio. A vontade de deus é q quem opta em servilo sirva-o por livre vontade e não por obrigação.

Anónimo disse...

noob delet ese lixo de blog falo errado sobre a teoria cientifica e tb sobre a teologica dexa de ser ignorante e aprende que foi lucifer (anjo da luz que quis ser maior que Deus e foi expulso) que tento eva usando a serpente que tanto conversava com ela, e ela ofereceu a adão. ¬¬
não há provas da evolução primata (coisa ridícula sem cabimento kd os macaco evoluindo até hj¬¬) unica prova foi um dente que dps de uns anos descobriram que era dente de porco, Diabo vai quere sempre vence a guerra com Deus mais felizmente n vai conseguir e vai ser castigado no inferno onde o bixo n morre e fogo n apaga é choro e ranger de dente, e o paraíso, ruas de ouro tudo lindo comer por prazer n por nescesidade.
vai pra igreja de preferência Protestante/Crente/Evangêlica seja o que for ¬¬ tenho 14 anos e n entendo como um adulto tem coragem de posta isso

Paulo Sergio disse...

Se o homem veio do macaco, por que hoje não nascem mais homem macaco e nem macaco homem? Isto prova que Deus criou tudo perfeito sem precisar de evolução genetica.

Anónimo disse...

A questão é matemática e irrefutável: Na Bíblia pode-se encontrar toda a genealogia desde Adão até Jesus Cristo. Através de um simples cálculo de somas, chega-se à conclusão que o primeiro homem - Adão - nasceu aproximadamente 4.000 anos antes de Jesus, ou seja, há aproximadamente 6.000 anos. Agora quem acredita que o homem surgiu há apenas 4.000 anos, e ignora todos os fatos provados pela ciência, por favor, levante o dedo.

Anónimo disse...

parabens pelo este trabalho maravilhoso! vc e um genio

Anónimo disse...

eu acredito muito em Deus, mas não é por isso que eu deixa de acreditar na teoria da evolução do homem, acho que temos que ter uma mente aberta e ver a opinião do outro, ela pode estar certa, eu acho que a igreja e a religião deveriam deixar de brigar, e por que não do homem ter evoluído e Deus ter feito tudo isso? nós não podemos ter certeza de nada, são apenas evidencias e crenças que estão em jogo. Mas eu adorei seu texto, muito bom.

Benedittini disse...

Não é possivel que nos dias atuais ainda se acredita na história de Adão e Eva, fruto proibido. Se Deus condenou toda a humanidade porque Adão comeu a "maça" leva-se a crer que é um Deus vingativo, rancoroso, que usa seus poderes para a pratica do mal.

Caroline Rosinha disse...

Oi, adorei seu texto cientifíco mas, o homo sapiens não nasceu á 100 mil anos atrás queridu?