15/09/2005

DITADO POPULAR

QUEM NÃO SE SENTE NÃO É FILHO DE BOA GENTE



CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA
Artigo 13.º
(Princípio da igualdade)


1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

Artigo 45.º
(Direito de reunião e de manifestação)

1. Os cidadãos têm o direito de se reunir, pacificamente e sem armas, mesmo em lugares abertos ao público, sem necessidade de qualquer autorização.
2. A todos os cidadãos é reconhecido o direito de manifestação.

Artigo 270.º
(Restrições ao exercício de direitos)

A lei pode estabelecer, na estrita medida das exigências próprias das respectivas funções, restrições ao exercício dos direitos de expressão, reunião, manifestação, associação e petição colectiva e à capacidade eleitoral passiva por militares e agentes militarizados dos quadros permanentes em serviço efectivo, bem como por agentes dos serviços e das forças de segurança e, no caso destas, a não admissão do direito à greve, mesmo quando reconhecido o direito de associação sindical.

**************** ******************
O Sr. Primeiro-ministro, escolheu o palco do Fórum “Novas Fronteiras” para enviar um recado aos militares e aos magistrados.“Não haverá nem greves nem manifestações que façam o Governo desistir de prosseguir o interesse nacional e de o fazer sobrepor a todos os interesses corporativos”,… e que este Governo, democraticamente eleito, tem a legitimidade do voto para prosseguir com as suas politicas de reformas…
Qual legitimidade do voto, pergunta-se?? Esse Senhor disse ao Povo Português a que se propunha durante a campanha eleitoral?Faz-me lembrar aquele empresário que contratou uma senhora, para secretária de direcção e que ao fim de algum tempo, sem se saber muito bem porquê…( só ele saberá ) colocou-a como auxiliar de limpeza, alegando que tinha toda a legitimidade para o fazer, visto ela ter assinado de livre vontade um contrato de trabalho com a empresa…
Assim está o Sr. Sócrates com a legitimidade do voto .Quanto ao Ministro da Defesa, que à falta de melhores argumentos para proibir a manifestação dos militares dos três ramos das Forças Armadas, alegou a sua instrumentalização por parte de certas forças politicas e sindicais...Resta-me dizer-lhe:
Bolas Sr. Ministro, o senhor não acerta uma…
Sabe, esse seu comportamento trouxe-me à memória dois “pensamentos”:

1º. Pensamento

Passou-se com um tio que vivia numa vila alentejana, muito antes do 25 de Abril, o pobre não conhecia uma letra do tamanho de um burro, mas um dia teve o azar de discutir com a mulher à porta da sua casa, por não ter comprado o pão para o sustento da família em virtude de estar desempregado e não ter dinheiro – “ …só se o fosse roubar…” respondeu ele, com as lágrimas nos olhos. Nessa mesma noite a PIDE foi arrancá-lo à cama pelas 03H30 e transformou o pobre coitado, analfabeto, ingénuo, inculto num perigoso agitador de massas, num comunista dos sete costados… o coitado, nunca tinha ouvido tais palavras como: comunista; agitador; politica... no seu reduzido vocabulário elas não existiam. Contudo, o desgraçado desconhecia que dizer à porta da sua casa que não tinha pão para comer, estava a pôr em causa a segurança do Estado.

2º. Pensamento

É uma quadra de António Aleixo:

Há tantos burros mandando,
Em homens com inteligência
Que às vezes fico pensando
Que a burrice é uma ciência!


Sem comentários: