11/04/2009

É preciso dizer "BASTA!!"

Seis meses depois estou de volta ao Blog.
Aos meus leitores devo um pedido de desculpas e uma justificação, embora saiba que não são necessárias nem obrigatórias.
Esta ausência teve a ver com questões pessoais e profissionais que me obrigaram a este voto de silêncio.
Se pararmos um pouco... e pensarmos em tudo o que aconteceu neste intervalo de tempo, que vai entre a minha última publicação no Blog e o dia de hoje, facilmente chegaremos à conclusão que o mundo se move a uma velocidade diabólica.
Veja-se só:
– O Capitalismo entrou numa profunda recessão em que o seu sistema financeiro ruiu por completo e desmoronou-se como um baralho de cartas, deixando-o em coma profundo...mas, a humanidade não tem que estar permanentemente condenada ao abismo... alternativas existem!!! Assim como responsáveis pela situação desastrosa a que chegamos... Quem foram os responsáveis políticos neste País que venderam ao desbarato sectores chaves da nossa economia, tais como: A banca; as cimenteiras, os combustíveis, a energia eléctrica, etc. etc...são precisamente os mesmos que agora estão a dar milhões de euros dos contribuintes aos criminosos da banca...há que dar uma vassourada nesta escumalha nas próximas eleições...mandar todo este lixo tóxico politico para bem longe do nosso planeta. Está nas nossas mãos a possibilidade de um mundo melhor, mais justo, mais humano... pense nisto!!!
– As eleições nos Estados Unidos na América e a vitória esmagadora em todas as frentes de Barack Obama… e este “Dream of America”, que infelizmente não passará disso mesmo , de um sonho…Contudo, creio ser bem melhor para o povo americano e para a politica internacional americana do que a outra hipótese: o pesadelo John McCain , pelo menos, deveremos dar-lhe o beneficio da dúvida;

– A reunião do G20 e as suas conclusões conhecidas até ao momento, confirmam que esta Reunião não foi mais além do que aquilo que já se esperava, baseou-se fundamentalmente na exigência dos mais poderosos a obrigar os países e as economias mundiais a injectarem no Banco Mundial e no FMI cerca de 750 biliões de dólares, o triplo do valor actual. O G20 não tomou uma única decisão capaz de enfrentar e de dar resposta aos graves problemas económicos e sociais com que o Mundo se está confrontando em resultado desta profunda crise do capitalismo.
A tão propalada reforma do sistema financeiro internacional não passou de um “show-off” para inglês ver. Mantêm-se intocáveis e até mesmo reforçadas as
instituições centrais deste sistema, cujas políticas são responsáveis pela actual crise, a começar pelo Fundo Monetário Internacional.
É particularmente significativa aquela máxima do “deixar estar como está, para ver como fica”, que o G20 acabou por decidir a continuação dos off-shores/paraísos fiscais, os grandes responsáveis por terem levado milhões de trabalhadores para o desemprego;

Ao nível interno:
A bronca do Freeport - Outlet de Alcochete, que veio mostrar as águas muito turvas em que alguns dos nossos políticos navegam;
– As actividades criminosas dos banqueiros do BPP e do BPN…alguns deles exerceram inclusive cargos governamentais no nosso País… Estes indivíduos foram até há bem pouco tempo verdadeiras máquinas de lavar dinheiro.

Pobre destino o nosso!!! Tão triste é este fado!!!

Quantos estão presos?? … Quantos irão a julgamento??!! De momento só lá está um, e seguramente por pouco tempo, porque a prisão preventiva deve estar a esgotar-se…
Pensando melhor... neste cantinho à beira mar, já foi preso e condenado a não sei quantos anos “um destes meliantes”… Recordam-se daquele desgraçado que possuía uma pequena fábrica que produzia máquinas de costura “OLIVA”??? Certo dia por não ter conseguido depositar no Fisco uns “cobres” referentes ao IVA, para assim poder pagar os salários aos seus empregado, quando a “coisa começou a ficar curta”, não teve qualquer hipótese , fez-se justiça e foi bater com os "costados ao chelindró". Foi para dar o exemplo... que raio de justiça esta...que raio de País este!!!Que raio de democracia esta!!!
No último relatório de segurança interna, que foi dado a conhecer aos bochechos aos portugueses, ficámos a saber que certo tipo de criminalidade no nosso País teve um aumento de 2007 para 2008 em mais de 35% . Isto, no ano em que ocorreu a chamada “Reforma” nas Forças de Segurança...Ou melhor, a “Não Reforma”, porque o resultado foi profundamente negativo.
Quase todas as expectativas criadas sobre as novas orgânicas e valências das Forças de Segurança que surgiriam com esta reforma, saíram frustradas.

Ela foi feita ao arrepio de tudo e de todos. Este tipo de reformas deveria ter tido em consideração a opinião dos profissionais que a exercem, infelizmente tal não aconteceu...esta nova forma de ver a segurança interna deveria ter sido feita com as pessoas para servir as pessoas e isso não foi tido em consideração por este Governo, perdemos assim, uma oportunidade nobre para efectuar de facto uma verdadeira e necessária reforma nas Forças de Segurança.
É sobre este tema que me proponho falar no próximo trabalho, nomeadamente nas consequências nefastas que esta "reforma atabalhoada" teve nos profissionais de uma das Forças de Segurança, que possui características muito avessa às reformas. Refiro-me aos profissionais que prestam serviço na GNR, como é óbvio.
Tentarei ser breve !!!
Manuel Bancaleiro

2 comentários:

Andesman disse...

Assim vai o nosso mundo.

Anónimo disse...

Não concordo na totalidade consigo,pois o senhor esta a ver as coisas só por fora,será que tem na realidade conhecimento total no interior da GNR? Pela maneira como se dirige neste espaço não acredito que o sr M.Bancaleiro tenho total conhecimento de como funciona esta força de Segurança,mais acredito que as inf.que o sr possa ter lhes sejam facultadas por um tal srº.Jose Manageiro,simplesmente o srº.Bancaleiro não tem o diteito de estar a fazer acusações nem julgar pessoas na Praça Pública.Isso são sintomas de um ser humano replecto de ideias malignas e, como diz o velho ditado:Não te ries do mal do vizinho porque o teu vem a caminho.E os militares da GNR,simplesmente têm que cumprir com a sua missão e,só lá estão porque querem,quem quizer sair é só o solicitar,fazer aquilo que eu fiz,não me intereçava estar ao serviço daquela força de segurança,solicitei para sair e em menos de 30 dias o rapaz estava ca fora.E repito:quem la estiver terá que cumprir com o Regulamento de Disciplina Militar.Força C.G.G.N.R.------Força Srº-Ministro da Administração Interna.E que todos os Corruptos ao serviço desta Guarda, que lhes seja dado o destino que merecem.E assim esta GNR voltará a ter a credibilidade e respeito que sempre teve.Mas,por favor,não autorizem nenhum mancebo a integrar nessa Guarda sem que lhe seja feito um rigoroso e credível inquérito. Um Ex-GNR